Abadi lança Protocolo técnico de Mediação de Conflitos
- Wallison Daniel

- 20 de ago. de 2020
- 2 min de leitura

NOTICIA
Foi lançado no mês de Agosto um protocolo técnico para mediação de conflitos, pela Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (ABADI) e com a participação da especialista em Gestão de Conflitos, Wania baeta.
O presente protocolo consiste em um roteiro especifico para a solução pré-processual de conflitos condominiais, principalmente, durante o período de pandemia onde surgiram vários casos de conflitos entre moradores. Esse protocolo irá auxiliar e ajudar muitos síndicos a solucionar os conflitos condominiais da melhor forma. Como afirma o presidente da ABADI, Rafael Thomé,
“Todo síndico é também um mediador. Na convivência condominial é natural que conflitos aconteçam, principalmente no momento que estamos vivendo. Por isso, a ABADI preparou um protocolo que, não só introduz o assunto da mediação como opção à judicialização das questões que emperram o judiciário, mas também apresenta algumas técnicas de aplicação prática ao leitor”
Além disso, a mediação de conflitos, enquanto instituto legal, está com base na Lei Federal 13.140/2015, que representa basicamente um procedimento técnico que o mediador precisa ter para solucionar os conflitos, tais como: a imparcialidade; oralidade; informalidade; autonomia da vontade das partes; confidencialidade; boa-fé (Art. 2º da Lei), entre outros. Tudo em busca de firmar um consenso e pacificação entre os envolvidos no conflito.
Apesar de não ser um cumprimento obrigatório do síndico ou mediador, em prática, esse protocolo tem como principal objetivo a contribuição e orientação dos gestores condominial, servindo como mais um recurso que o profissional pode usar nas suas atividades. Segundo explana, Rafael Thomé:
“Com a chegada dos marcos regulatórios referentes aos métodos adequados de solução de conflitos, foram oferecidas aos cidadãos e à justiça brasileira outras opções, não litigiosas e mais rápidas, com aplicação para os tratamentos das divergências, como a “Mediação de Conflitos”. Este protocolo apresenta de forma exemplificativa algumas técnicas para a sua prática, além dos benefícios de sua aplicação. Por fim, o síndico e demais profissionais da área poderão encontrar caminhos na utilização da mediação na busca de uma maior harmonização social junto aos condomínios.”
DICA: A cartilha que contém o protocolo de mediação de conflitos está disponível para download aqui. Aproveite!
Assessoria: Maiara Cristina.





Comentários