top of page

Abadi lança Protocolo técnico de Mediação de Conflitos


ree

NOTICIA


Foi lançado no mês de Agosto um protocolo técnico para mediação de conflitos, pela Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (ABADI) e com a participação da especialista em Gestão de Conflitos, Wania baeta.


O presente protocolo consiste em um roteiro especifico para a solução pré-processual de conflitos condominiais, principalmente, durante o período de pandemia onde surgiram vários casos de conflitos entre moradores. Esse protocolo irá auxiliar e ajudar muitos síndicos a solucionar os conflitos condominiais da melhor forma. Como afirma o presidente da ABADI, Rafael Thomé,


“Todo síndico é também um mediador. Na convivência condominial é natural que conflitos aconteçam, principalmente no momento que estamos vivendo. Por isso, a ABADI preparou um protocolo que, não só introduz o assunto da mediação como opção à judicialização das questões que emperram o judiciário, mas também apresenta algumas técnicas de aplicação prática ao leitor”


Além disso, a mediação de conflitos, enquanto instituto legal, está com base na Lei Federal 13.140/2015, que representa basicamente um procedimento técnico que o mediador precisa ter para solucionar os conflitos, tais como: a imparcialidade; oralidade; informalidade; autonomia da vontade das partes; confidencialidade; boa-fé (Art. 2º da Lei), entre outros. Tudo em busca de firmar um consenso e pacificação entre os envolvidos no conflito.


Apesar de não ser um cumprimento obrigatório do síndico ou mediador, em prática, esse protocolo tem como principal objetivo a contribuição e orientação dos gestores condominial, servindo como mais um recurso que o profissional pode usar nas suas atividades. Segundo explana, Rafael Thomé:


“Com a chegada dos marcos regulatórios referentes aos métodos adequados de solução de conflitos, foram oferecidas aos cidadãos e à justiça brasileira outras opções, não litigiosas e mais rápidas, com aplicação para os tratamentos das divergências, como a “Mediação de Conflitos”. Este protocolo apresenta de forma exemplificativa algumas técnicas para a sua prática, além dos benefícios de sua aplicação. Por fim, o síndico e demais profissionais da área poderão encontrar caminhos na utilização da mediação na busca de uma maior harmonização social junto aos condomínios.”



DICA: A cartilha que contém o protocolo de mediação de conflitos está disponível para download aqui. Aproveite!





Assessoria: Maiara Cristina.


Comentários


Siga-nos nas redes sociais

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
WG Gestão, Consultoria e treinamento condominial e imobiliário
CNPJ 39.968.428/0001-68
bottom of page